sexta-feira, 12 de novembro de 2010

INSPiração em ação


Entrevista com professoras da Educação Infantil e do Ensino Fundamental I.

A Revista Inspiração entrevistou as professoras Cristiane Lima e Izanilce Rodrigues Seâra, ambas com 23 anos de profissão no colégio Nossa Senhora da Piedade, respectivamente professoras da Educação Infantil e Ensino Fundamental I

– Quais os principais projetos pedagógicos realizados durante o ano?
Cristiane – Os projetos África e Biodiversidade.
Izanilce – O Projeto BatukÁfrica e o Projeto Biodiversidade.

– O que você achou do desempenho das crianças nos projetos?
Cristiane – Muito bom! 99% das crianças estavam presentes nos dois projetos. Apenas uma criança não participou de nenhum dos projetos.
Izanilce – Eu achei que eles participaram muito, se envolveram tanto na parte prática quanto na teórica ( pesquisa em internet, livros e enciclopédias).Na prática eles vivenciaram participando da escola de samba e oficina para encerrar.

– Qual o principal objetivo desses projetos?
Cristiane – Desenvolver o conhecimento, vivenciando para que eles levem para o resto da vida como forma de conscientização.
Izanilce – Em relação ao BatukÁfrica, estudar as danças como o Maracatu de Pernambuco, Frevo e Tambor de Crioula, danças que foram desenvolvidas na África.

– Em relação ao projeto Biodiversidade, qual a importância no aprendizado dessas crianças sobre o assunto?
Cristiane – Sempre é sugestivo, porque colabora com a diversidade, criando possibilidades de conhecimento e aprendizado de forma ampla, podendo ser acrescentado nos anos posteriores.
Izanilce – Pra mim, a importância é que eles trabalharam vários biomas, principalmente a Mata Atlântica e sua fauna e flora.

– Por que a Biodiversidade foi o principal assunto desenvolvido ao decorrer do ano?
Cristiane – O tema foi sugestivo, pois já é um tema conhecido, muito falado.
Izanilce – Porque esse é o ano Internacional da Biodiversidade.

– O que as crianças aprenderam ao finalizar os projetos?
Cristiane – Em uma frase posso resumir a conclusão que as crianças tiveram sobre os projetos “ Cada pessoa, uma ação, todos juntos a transformação”.
Izanilce – Elas aprenderam muito, entenderam melhor sobre as plantas e os animais que fazem parte da Mata Atlântica ( vertebrados e invertebrados). E em relação ao projeto África puderam conhecer um pouco mais sobre a África e sua cultura, principalmente as danças africanas.

– O que você achou do planejamento e desenvolvimento dos projetos ao longo do ano?
Cristiane – Eu gostei, a maneira como passamos o assunto nessa escola é o diferencial.
Izanilce – Foram temas muito ricos e que deram oportunidade de conhecermos um pouco mais o continente africano, a biodiversidade e o ecoturismo.

Por Luana Ferreira e Bárbara Freitas (2º ano A)

Nenhum comentário:

Postar um comentário