sexta-feira, 12 de novembro de 2010

ENTREVISTAS


2010: Ano de mudanças no INSP

Várias mudanças ocorreram na Piedade no ano de 2010. Visando esse fato, desenvolvemos uma entrevista com nosso coordenador, o Marcus Oliveira, para informá-los melhor sobre essas transformações, tanto na área pedagógica quanto no método do Ensino, e sobre algumas mudanças já visadas para o próximo ano.

Ocorreram várias mudanças durante o ano letivo. Uma delas foi o sistema de aplicação do ensino. Os professores foram adequadamente preparados? Como eles reagiram a essas mudanças?
R: Eles ainda estão sendo preparados, na verdade. Os professores devem sempre buscar estudar e se preparar. Por isso, o colégio realiza reuniões diárias semanalmente separadas por áreas. Onde se discute a introdução de novas metodologias, avaliações, projetos, etc. A reação do professores foi muito boa, hoje eles estão muito mais motivados, pois em 2009 as reuniões aconteciam apenas nos sábados. Agora eles participam mais e entendem melhor a proposta do colégio.
• A Piedade se inspirou no tema da UNESCO, Biodiversidade. Os resultados atingiram os objetivos esperados do colégio?
R: De certa maneira sim, estamos em um ano de transição, uma vez que a nova proposta pedagógica está sendo implantada gradativamente. Tivemos passeios, especialmente na área de ciência da natureza. Na educação infantil houve um projeto de reflorestamento no Teresópolis; no fundamental I foi desenvolvido um jornal chamado “ ECO KIDS”; no fundamental II foram feitas algumas saídas para confecção do insetário herbário; e o ensino médio na produção de um biodigestor e um aquecedor solar. Além disso, da 7ª ao 2º ano do ensino médio, os professores de ciências humanas trabalharam temas relevantes da área associada à biodiversidade, como cultura indígena, quilombolas, crescimento urbano e os impactos ambientais decorrente dele.

• Este ano a Piedade completou 94 anos. O que você destacaria de melhoramento no colégio?
R: O pioneirismo da Piedade, pois ela busca sempre trazer inovações para a educação, como por exemplo, a Educação Global, que é feita através de intercâmbio internacional disponível aos alunos; questões tecnológicas, como o Moddle (sistema de ensino à distância); e, pessoalmente, os nossos alunos têm uma relação interna mais familiar, o que não vejo essa característica tão acentuada em outros colégios.
• Em relação às médias dos alunos, essas mudanças influenciaram de forma negativa ou positiva?
R: O que influencia nas médias dos alunos é a dedicação, independente da proposta pedagógica. O que queremos proporcionar aos alunos é uma aprendizagem significativa, contextualizada e relevante, para que assim possam desenvolver suas habilidades e competências.
• Sobre a mudanças do módulo ocorreram muitas reclamações. Será que essa mudança poderá influenciar nos resultados do vestibular? Qual a opinião dos alunos e professores quanto a isso?
R: A mudança do módulo se seguiu com a mudança da proposta pedagógica. Todas as mudanças têm aspectos negativos e positivos. Por exemplo, os professores foram capacitados pelo sistema de ensino adotado pela INSP em três ocasiões. Os professores foram capacitados em:
• Ilha de criação; Proporciona os alunos fazerem outro movimento operatório fugindo um pouco do tradicional.
• Mapa conceitual; Em que os alunos a partir dos conceitos fundamentais, os alunos posam ligar com outros assuntos.
Com essas duas metodologias os alunos deverão ter uma aprendizagem significativa. Eles estarão mais bem preparados para concursos, uma vez que estes também em processo de mudança.
• Quais as mudanças que vocês almejam em 2011, principalmente em relação ao 3º ano?
R: A mudança geral será no sistema de avaliação dos professores e alunos. Hoje tanto professores quanto alunos estavam bastante sobrecarregados. Próximo ano, as paralelas serão organizadas pro semestre, além disso, os alunos também poderão recuperar parte do processual.
Em relação ao 3º ano, os simulados começarão no 1º semestre, havendo mais tempo para trabalhar os tipos de questões e oportunizando, assim, os alunos a terem uma melhor verificação dos conteúdos merecem uma atenção especial. Além disso, nos próximos dias estaremos definindo como serão administradas as aulas de redação, propondo redações semanalmente, interligadas com atualidade e filosofia.

Por Jackeline Nabuco( 2º ano A) e Mayra Mesquita( 2º ano B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário