sexta-feira, 12 de novembro de 2010



8ª série

Durante o ano de 2010, os alunos da 8ª série/ 9º ano do Instituto Nossa Senhora da Piedade, realizaram diversos projetos.
Dentre eles estavam os projetos sobre Biodiversidade, tema proposto pela UNESCO. Primeiramente houve a viagem para Belo Horizonte, onde visitaram o Parque de Inhotim, e tiveram a oportunidade de conhecer a variedade enorme da flora brasileira. Também visitaram o zoológico de Belo Horizonte e lá viram espécies da nossa diversa fauna. A viagem ocorreu entre os dias 28/09 e 02/10 e muitos lugares foram visitados como: Gruta de Maquiné, Casa Guimarães Rosa, Museu da Pampulha, UFMG, Igreja da Pampulha e o mercado Central. A primeira parada foi na Fundação Zoo- Botânica de Belo Horizonte, uma entidade filantrópica. Ali puderam ver jacarés, muitas aves, girafas, elefantes, e até um Borboletário. Também foi visto uma cobra de 9 metros, que estava trocando de pele.
No Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG, visitaram a 2ª maior área verde preservada de Belo Horizonte, que era uma fazenda de café. Muitas espécies de árvores foram vistas como Jequitibá, Sapucaia, Palmeira e uma casa de cupim. Processos de reciclagem foram explicados por uma guia e logo depois visitaram uma área de paleontologia, onde viram vários fosseis e ovos de dinossauros.
Na Gruta De Maquiné a mais ou menos 2 horas de Belo Horizonte, há sete salões de visitas, onde pode se ver grutas cujo gotejamento d’água está perdendo sua cristalização. No 4º dia de viagem , foram ao Museu de Arte Contemporânea e Botânica de Inhotim, um lugar de área verde onde os alunos apreciaram muitas obras de arte. Depois de saírem do Museu De Arte Contemporânea, eles seguiram para a Igreja De São Francisco que tem forma de montanhas em homenagem ao relevo de Minas Gerais no qual puderam observar algumas obras de Portinari.
Outra saída foi para Barra Grande, onde, junto com os professores de Ciências da Natureza, os alunos fizeram pesquisas, coletas, visitaram manguezais e locais de invasões prejudiciais a natureza.
A viagem durou três dias, com a saída no dia 15/10 às 13:00 e volta dia 17/10 às 19:00
No 1º dia ao chegar ao local, conheceram a pousada e tiveram um breve momento de lazer, logo à noite conheceram a Vila onde estavam hospedados e saíram para uma pizzaria.
No 2º dia, saíram cedo para conhecer a Ilha de Goió, onde tiveram uma palestra (Aula de campo), de lá conheceram a Ilha da Pedra Furada e Coroa Vermelha. Coletaram plantas, insetos, etc. Às 16h fizeram mergulho e puderam ver uma diversidade de corais. Depois de um dia atarefado conheceram outro vilarejo, e às 21h participaram de um luau dentro da pousada. No 3º dia realizaram outro trabalho de campo e tiveram a oportunidade de conhecer a BR-030, que possuía um mangue. Fizeram a Trilha das Bromélias Gigantes, visitaram o Morro do Celular e a Lagoa Azul
Ainda com a intenção de promover a diversidade, não só de espécies, mas também de pensamentos e atitudes, os professores de Códigos e Linguagens realizaram o Seminário da área cujo tema foi Diversidade: o princípio da vida. Cada série trabalhou com um sub-tema, sendo que a 8ª série refletiu sobre a Diversidade de Pensamentos. Com o objetivo de fazer os alunos se expressarem e expor as suas opiniões sobre o tema, surgiram muitas idéias. Poesias foram recitadas, houve muita música e dramatização, um verdadeiro encontro de idéias e pensamentos diversos.


Por Thais Santos e Jéssica Matos ( 2º ano B)

Nenhum comentário:

Postar um comentário