sexta-feira, 12 de novembro de 2010

BIODIVERSIDADE NO ENSINO MÉDIO


No decorrer do ano foram feitos inúmeros trabalhos interdisciplinares com um pezinho no tema da UNESCO 2010, Biodiversidade.
Na área de Ciências da Natureza, a professora de Biologia, Beth Medauar, com o objetivo de propor aos alunos o conhecimento de sub-temas pouco falados e outros nem conhecidos, elaborou um projeto da biodiversidade para os estudantes do 2º ano. Durante o primeiro semestre o trabalho foi dividido em três etapas. Na primeira etapa, foram coletados dados e elaboradas perguntas para a pesquisa de campo. Na segunda etapa, os alunos junto com os professores de diversas áreas, foram visitar a Mãe da Mata, uma RPPN criada por Ronaldo Santana, onde se localiza parte da Mata Atlântica. Lá, os alunos se informaram sobre a produção da cachaça, a importância da Mata Atlântica, tiveram uma aula da nossa história e finalizaram com uma trilha na Mata e um banquete de frutas tropicais típicas da região. Na terceira etapa, foram realizadas as apresentações dos trabalhos. Um seminário feito pelos próprios estudantes para em media 100 alunos, sendo os avaliadores os professores da área de Ciências da Natureza e contando com a presença do Ronaldo Santana e da TV Cabrália. Vários temas foram abordados, tais como: a biopirataria, RPPNs, fatores de risco, diversidade genética de espécies, ecoturismo, entre outros. Este trabalho foi muito interessante e os alunos continuam atualizando os temas trabalhados, em sites e blogs.
A área de Ciências Humanas trabalhou com o tema “A biodiversidade e seus conflitos” e o sub-tema “A interferência econômica como geradora de conflitos”. Os professores da área, Aderbal( Geografia), Cristina Báfica (Geografia), Cristina Portela (História), Lúcio Gusmão( Sociologia e Filosofia) proporcionaram aos alunos do primeiro e segundo ano uma discussão dos conflitos socioambientais existentes na nossa região. Na primeira unidade o tema foi racismo e preconceito, abordando a questão indígena e quilombola. Na segunda unidade, o primeiro ano realizou documentários com diversas entrevistas retratando o tema racismo e preconceito. Na terceira unidade, foram feitas as apresentações dos trabalhos que relatavam a importância das RPPNs e o projeto de construção do Porto, Aeroporto e Ferrovia na praia do Norte de Ilhéus.
Na área de Códigos e Linguagens, a professora Luciana Oliveira (Redação),deu continuidade ao Seminário”Diversidade: Princípio da Vida” com seus alunos do primeiro e segundo ano. O 1º ano refletiu sobre a “Diversidade através das idades” e o 2º ano “Diversidade de Culturas”. As apresentações dos trabalhos foram feitas de diversas formas, através de slides, danças, peças, palestras, musicas, vídeos, entre outros. Além de poder mostrar o tema através de várias linguagens, durante o seminário foi possível conhecer os talentos de diversos alunos, como o aluno Tharcísio, do 2º ano B, que deu um show tocando violão e cantando em espanhol.
Na área das Exatas, os professores de Matemática de todo o colégio reuniram não só os alunos do Ensino Médio, mas também os alunos do Ensino Fundamental II , para realizar uma grande pesquisa sobre os cuidados com o meio ambiente. Foram entrevistadas em media 5 mil pessoas que respondiam à um questionário. O resultado foi tabulado formando uma estatística sobre os cuidados com o meio ambiente, da população de Ilhéus.
Em especial o professor Lúcio Gusmão, das matérias Filosofia e Sociologia, no decorrer do ano, realizou diversos trabalhos com temas que ajudam na construção de uma visão ampla e responsável do ser humano. Através de inúmeros debates de temas como, Eu x Outro, Ética, Moral e Direito; Liberdade; Confiança; Bullying; Política e Cidadania, Papel da mulher na sociedade, entre outros, ele ajudou os seus alunos do primeiro e segundo ano a terem uma boa interpretação e uma redação rica na prova do ENEM. Com o tema da redação do ENEM “Construção da Dignidade Humana, alunos do segundo ano, disseram ter lembrado das aulas de Lúcio na hora da redação e que não se arrependem do tempo gasto nos debates e na preparação dos trabalhas.
E por fim, sendo o último ano deles no colégio, os alunos do terceiro ano não participam de tais projetos. Voltados para o vestibular, estimam a entrada na universidade , e como todos, concluem mais um ano no ensino médio.
Kércia Ataíde ( 2º ano C)

Nenhum comentário:

Postar um comentário